domingo, 28 de junho de 2009

A MODA E O JORNALISMO

Meu trabalho apresentou a história da moda antes e depois do "Jornalismo de Moda".
Apresentei como referencial teórico, revistas de moda e livros que contém a história da moda desde os tempos clássicos até nosso quadro de modernidade.
Porém, decifrar a construção do conceito "fashion", implica a compreensão de um sistema de moda criado especialmente na Europa a partir da década de 1850, bem como entendê-lo como um mecanismo complexo de incorporação transitória de padrões, formas e cores com suas influências sociais, culturais e econômicas.
Assim para compreender esse complexo sistema de moda este trabalho se apóia em quatro linhas. A primeira analisa a moda antes da era "jornalismo de moda". As primeiras revistas que tratavam de moda, surgiram na França no século XVIII. Já no Brasil os primeiros periódicos surgiram nos meados do século XIX. Entretanto, apesar do grande desenvolvimento na área jornalística, a moda, com todo o seu fulgor, ainda não era divulgada. Assim, a moda como jornalismo, passa despercebida por este período e segue nesta condição até a metade do século XX. Surge então, a necessidade de olhar para este "objeto moda" e apresentar estratégicas de consolidação da idéia de moda no mercado jornalístico.
A segunda linha é apresentar a moda no contexto jornalístico. A comunicação é utilizada pela moda como meio de difusão desde as últimas décadas do século XX, e vem possibilitando ao sistema da moda criar novos estilos de roupas, beleza, estilos de vida e associa-los aos princípios e categorias culturalmente estabelecidos, transformando moda em um grande movimento. Nunca se tinha dado tanta atenção à moda.
As últimas duas linhas do trabalho apresentam a influência da
moda nas pessoas, e como o jornalismo a transforma, desde sua origem – dos estilistas e desfiles – até as revistas e vitrines. Nem tudo o que é visto nas grandes passarelas chega às lojas, visto que boa parte das criações, não é comercial. Cerca de 30 % do que é apresentado nas passarelas são modelos conceituais. Por isso é justificável uma imprensa especializada que se preocupe mais com os conceitos do que com serviços, sendo capaz de fazer a transformação e divulgação para o grande público. Essa imprensa é o "jornalismo de moda".
Consequentemente, com todo esse trabalho jornalístico, seja por necessidade ou por compulsão, as pessoas consomem moda em vestuário e acessórios todos os dias. A moda está relacionada não só com o sentir-se bem, mas muito mais com o parecer para outros que está bem.

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